Receba nossas newsletters:
Cadastro efetuado com sucesso!
newsletter

Yoga para crianças

Ginástica, natação, dança, artes marciais, basquete, futebol… Existem muitas opções de aulas extracurriculares para atividade física das crianças à disposição dos pais atualmente. O que faz o yoga diferente? Quais são os benefícios do Yoga para crianças?

Os benefícios do yoga são atestados por seus praticantes há muito tempo: alívio do estresse e da dor, melhor circulação e digestão, maior alinhamento do corpo, aumento da concentração, respiração mais profunda e relaxada, e sensação de bem-estar e paz interior, são apenas alguns deles. A questão é: yoga traz benefícios também às crianças?

O Yoga para Crianças é uma maneira divertida de desenvolver habilidades importantes em um ambiente não competitivo, uma vez que as crianças mesmo desde muito pequenas já começam a sentir pressão acadêmica e social na escola. Yoga desde cedo pode ser um bom remédio já que não há julgamento sobre uma postura, fazer uma postura ‘perfeitamente’ não é o objetivo da yoga, fator que nutre a força interior da criança e sua auto aceitação.

Praticar yoga com crianças é criar uma atmosfera acolhedora que as encoraje a relaxar e se divertir enquanto desenvolvem não apenas força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, mas também consciência, melhora na capacidade de concentração, foco e autoconfiança.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia em 2003 descobriu que crianças que faziam aula de yoga com frequência demonstravam um aumento significativo de autoestima, além da boa forma, melhora na escola e até diminuição de problemas de disciplina, uma vez que os alunos se sentiam mais relaxados e com mais respeito pelos colegas.

Mas o que faz uma aula de yoga para crianças diferente das demais atividades de movimento que incorporam música e jogos? Além dos imensuráveis benefícios físicos e mentais, o princípio fundamental da prática de yoga é o respeito e a honra: por nós mesmos, uns pelos outros e pelo nosso meio ambiente.

(fonte: yoga pela paz)

Outros Textos

Ver Todos >>

Respire! Pranayamas

Você provavelmente já ouviu que a palavra Yoga vem da raiz sânscrita yuj, que significa ligar ou unir. E que o objetivo final do Yoga é libertação, também conhecida como samadhi, pela união do eu individual com a alma universal...

Meditação

A meditação abre a mente para o maior dos mistérios que acontece diariamente e a toda hora; ela expande o coração para que ele possa sentir a eternidade do tempo e a infinidade do espaço em cada pulsação; nos provê uma vida dentro do mundo...

Os Vedas são Politeístas?

"Assim como a água que cai do céu alcança o oceano, da mesma maneira todas as orações para todas as deidades seguem para Keshava." Esse é um verso muito belo e famoso na tradição védica, cuja beleza – além de derivar em parte...